terça-feira, outubro 10, 2006

Vez do Brasil: sinuca de bico.


Contam os livros: "Eis então, a feliz data que o Brasil atingiu a auto-suficiência em petróleo..."

Peraí! E o outro lado da moeda? Por que alcançamos algo que só deveríamos ter em 2020?

Simples, porque o Brasil parou de crescer! As previsões de crescimento do país caíram ao longo da última década (não falo de governos. É um contexto geral) e a produção de petróleo manteve-se em crescimento constante e planejado. Uma hora elas iam se encontrar.

Celebramos o buraco; a impotência de crescer.


Não podemos crescer, pois não possuímos infra-estrutura: o apagão estaría aí novamente; as estradas não comportaríam; ...

Não podemos baixar os juros, pois isto aumentaria a inflação: o povo tería dinheiro e não tería produção;

Não podemos incentivar a importação, pois a balança iría desestabilizar: não conseguiríamos exportar o suficiente, ter reservas cambiais, etc;

A guerra fiscal gera as maiores incongruências da logística. É um exemplo magnífico de deturpação de conceito. O produto dá a volta no país inteiro para chegar ao mercado consumidor. Ahh se eu tivesse uma transportadora ... estaría rindo que nem eles.

Começou a cair a ficha para o banco central: eles baixam o juros e a produção não aumenta? Também pudera, quem vai investir em um cenário tão positivo assim? Ah! os bancos; é verdade.

Por essas e por outras, o Brasil é o país do futuro...

OBS: essa é a ata de uma conversa de bar com o Fucs no domingo. A veracidade e acuidade da informação não é garantida :-)

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ae, meu! Acordando cedo, hein?

Pra continuar nos "absurdos" do Brasil, basta ver os resultados do primeiro turno aqui no Rio Grande... vai acabar entrando a que estava em terceiro, porque votaram nela na tentativa de eliminar o segundo... Isso que é a grande consciência política do nosso povo! :-)

Abraços,
Branden

10 de outubro de 2006 às 09:10  
Blogger Messa said...

Conheço muita gente bem intensionada que fez isto.

Julgo realmente que é uma consciência política :-) Pois o objetivo era ter um segundo turno de propostas, e não de ideologias.

Julgo que o mecanismo eleitoral não suportou o que o povo realmente desejava, paciência.

Tenho certeza que mudar vai fazer bem. Sinceramente, não julgo que o Rigotto tenha feito um bom trabalho.

Estamos definhando. O trabalho não foi ruim, mas não foi bom. Ou nas próximas eleições aparece algum candidato realmente bom e com vontade de fazer alguma coisa, ou a coisa vai ficar cada vez mais perto do brejo.

Mas o maior absurdo, acima de tudo, é ver as campanhas sem tocar nesses assuntos, ficam se engalfinhando e discutindo questões inúteis. Triste.

Abraços
Messa

10 de outubro de 2006 às 09:15  
Blogger Branden said...

Ae, meu.

Daqui a pouco o teu blog vai fazer aniversário!!! :-) Vai ter festa?

Abraços!
Branden

4 de julho de 2007 às 23:57  

Postar um comentário

<< Home