quarta-feira, junho 28, 2006

Ovo ou a galinha

Julgo essa história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, meio fraquinha como um Koan, mas vamos usá-la para despertar os pensamentos deste post. Depois conseguiremos deturpa-la e tirar uma conclusão inovadora dela.

Quem veio primeiro: a mídia ou o boca-aberta? o mercado ou o consumidor?

Bom, como só gaúcho entende o significado de boca-aberta (para paulistas e outros é quem não guarda segredos ... tsc tsc), então vamos refazer a pergunta: a mídia ou nós?

Responder essa pergunta talvez nos ajude a descobrir um dos maiores enganos que cometemos hoje em dia. Todos aceitamos e tomamos como verdade que tudo é ditado pelo mercado. Se existem camelos, é porque tem quem compre. Se existem drogas, é porque tem quem consuma. Se existe novela e propaganda, é porque tem quem consuma... Até quem escreve as novela da globo (vide páginas amarelas da Veja) se diz surpreso e revoltado com o estado atual do nosso povo. Que estamos sem moral, querendo ver trapaça e em um consumismo imbecíl.

Por que nos perguntamos quem veio primeiro, e julgamos esta uma pergunta muito esperta, e não nos questionamos: quem retroalimentou o ciclo?

Não podemos ignorar que, embora sejam duas coisas distintas, são causa e consequência de um mesmo todo. Como mudar as coisas? Bom, aí depende da dupla formada ... julgo que é mais fácil mudar em quem tiver em menor quantidade. Infelizmente, a ponta mais fraca é tomada por vícios e fraquezas. Como pode a outra parte, indiscriminadamente, tirar proveito disto para manipular e obter beneficios? Junto com o poder vem responsabilidade, e até o momento, a única responsabilidade que prevalece é a de manter as coisas como estão, rumo a um futuro incerto, mas que com certeza em algumas dezenas de anos terá que dar uma guinada drástica. Mas isto fica para os outros não é? ... para os próximos. Eles que estão agora tomando as decisões, bom, eles continuarão usufruindo.

O problema é que na forma como as coisas evoluíram, estabelecendo-se relações de poder e ambos os lados desejando/valorizando/respeitando isso, quem esta na menor quantidade, ao invés de ser a minoria, é o dominante. Coisas da vida.

Enfim, a mídia/mercado é como o ovo: esconde em seu interior sua verdadeira função, protege o que tem dentro com uma casca dura, o que sair de dentro a galinha vai cuidar; e nós/consumidor somos como a galinha: ciscamos para trás, corremos de medo da primeira coisa que aparece, não enxergamos nem voamos direito e esquecemos muito, mas muito fácil.

O mais incrível é que o TODO (formado pelo par) sempre tem nome, endereço e interesses ...

[]s
Messa