segunda-feira, maio 01, 2006

Condição brasileira


Triste! Muito triste ter que admitir que nosso cantinho de mundo não é normal. Na verdade, esta muito longe se ser.

Sem perceber estamos incorporando hábitos e verdades que nos lesam dia após dia. Estamos cavando nossa própria tumba e nos escondemos na verdade que um dia todos irão morrer.

Passar alguns dias em um país estrangeiro maravilha alguns. Muitos só pensam em voltar para o paraíso preparado e pronto para morar. É o que buscam todos os milhões de imigrantes, legais ou ilegais (que hoje casualmente estão fazendo greve para tentar mostrar seu valor e importância).

Pois bem, em minha estada em terras de primeiro mundo invariavelmente a diferença veio a tona, mas longe de pensar em morar lá, a primeira coisa que me vem a cabeça é: QUE PORCARIA ESTAMOS FAZENDO COM O LUGAR ONDE MORAMOS!!!

Seria muito cômodo pensar em resolver o meu problema e dar um jeito de me deslocar para um lugar onde é possível atravessar um parque a noite, onde a saúde pública atende a população, onde o trânsito não é caótico, onde os eventos são bem organizados e impecáveis, onde as ruas são limpas, ONDE A VIOLÊNCIA NÃO VITIMA OS CIDADÕES A SUAS CASAS.

Não sair a noite, não andar com roupas caras, não usar jóias, não sair com nenhum bem, sair com dinheiro necessário para satisfazer um potencial assaltante, aceitar a morte de conhecidos em ações de bandidos. Achar normal os bandidos serem presos e soltos no mesmo dia e o cidadão de bem em uma situação parecida ser humilhado e passar o resto dos dias na cadeia. Saber que a coisa esta ruim e ficará muito pior, saber que quem esta preso somos nós em nossas casas e que os bandidos estão a solta na rua. Não passar em determinadas ruas, afinal de contas lá estão os bandidos (se nós sabemos, como a polícia não sabe?). Confiar na polícia até por ali, pois se o cara começar a enrolar muito você já sabe, não quer fazer justiça, o que ele quer é dinheiro. Ninguém é de ninguém e o mundo é de Marlboro.

Uma pessoa é morta em um assalto ... "viu só! morreu porque não entregou a mochila! nunca faça isso, viu! entregue a mochila!" ... de vitimas a culpados, tudo a velocidade da luz da mudança de posicionamento/visão dos fatos.

Vivemos com isto todo dia e nos acostumamos. Esta é nossa realidade e é o que conhecemos. A paz e tranquilidade faz parte do passado, em suspiros saudosos. O futuro é uma sombra negra a espreita das próximas vítimas.

Pois bem, fui, vi e voltei de um lugar onde isto não acontece hoje! Por que tem que acontecer aqui? Ninguém vive de passado!!!! O que vamos fazer para nosso futuro!?!!!?!??!?!

Nossa política é uma porcaria, os caras são uns bananas interesseiros, as instituições são corruptas?!

Tenho certeza que nossa política esta com suas bases afetadas, mas no mais, não acredito que se possa generalizar! Existem sim pessoas (a menor parte) que o são, o resto tudo é um reflexo de nossa complacência e incompetência em mudar! Por não termos exemplos próximos a nosso dia-a-dia de moral e ética, vivemos sem rumo.

Tenho fé que somos plenamente capazes de virar este jogo! Basta parar de querer tirar vantagem, parar de olhar para a vida do outro (se ele sonega, problema dele! se ele rouba, problema dele! se ele ganha dinheiro sujo, problema dele! se ele tira vantagem em tudo, problema dele!!!), parar de aceitar que os outros sejam sem vergonhas! parar de aceitar que leis existem para não serem seguidas! MUDEM-SE AS LEIS SE NÃO FOR PARA SEGUI-LAS!!!

TEMOS QUE PARAR DE SONHAR EM MORAR NO EXTERIOR PORQUE LÁ É MARAVILHOSO E DAR UM JEITO DE JUNTOS FAZERMOS DA NOSSA VIZINHANÇA O MELHOR LUGAR POSSÍVEL! PASSO APÓS PASSO! COMECEMOS MUDANDO NOSSAS CABEÇAS!

Vamos parar de sonhar com o lugar dos outros e ajeitar o nosso. Se todas pessoas boas que tiverem condição de fazer alguma coisa fugirem, o que será dos que ficam?

[]s
Messa

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bronca entendida e aceita.

3 de maio de 2006 às 10:49  

Postar um comentário

<< Home