segunda-feira, março 27, 2006

É preciso saber envelhecer...


Perceber que o significado de algo não depende somente dele, mas também de tudo que o cerca é uma das grandes descobertas da vida ... a mágica da relatividade e das redes

Hoje, quando contemplo uma criança brincando já não são os mesmos sentimentos de alguns anos atrás que vem a tona, começando pelo fato que há um tempo atrás eu observava ...

Percebo que começo a envelhecer e não há nada melhor que isto. Estranho? Também acho.

Tudo começou após ler a coluna do Paulo Sant'ana um dia desses, onde ele coloca uma hipótese maluca e interessante a primeira vista: a de que é uma injustiça estarmos debilitados fisicamente pela idade justamente quando estamos mais aptos intelectualmente e que seria maravilhoso vivermos de trás para frente, nascendo velhos e morrendo jovens e vigorosos.

É tentador concordar e idolatrar a teoria: "seria bom mesmo não é!?" ... será mesmo?

Chego a arriscar uma outra teoria:

Antigamente, envelhecia e atingia uma idade avançada os poucos que estavam aptos. Hoje, todos envelhecemos, mas quantos de nós estão prontos para isto?

O desejo que o Sant'ana carrega desde jovem e a aceitação geral é um sinal que apesar de muitos atingirem idades avançadas, poucos estão aptos para isto (será a mesma quantidade de outrora?).

De que adianta envelhecermos se mantivermos o egoísmo de nossa adolescência? Trabalhar para se aposentar e aproveitar a própria vida, não será esta a razão da velhice ser tão dura?

Não é só na terceira idade que não se pode comer tanto quanto se era um garoto, assim como não se é capaz de fazer naturalmente tantos malabarismos sem efeitos colaterais como em outras épocas. Estas limitações aparecem dia após dia ... fecha os olhos quem quer, aprende quem puder.

A velhice parte do preposto que somos capazes de mudar, nos adaptar e refletir. Talvez se buscássemos mais sentido nos pequenos detalhes, nem envelheceríamos .... viveríamos.

2 Comments:

Blogger Gustavo said...

Bah Messa é impressionante ler o teu blog. Sempre tenho a sensacao de "dedo na ferida". Nao tem como o cara passar ileso aos teus posts. Realmente impressionante a profundidade.

So vou perder o respeito se tu virar escritor de auto-ajuda :-)

Grande abraco nego véio.

29 de março de 2006 às 07:47  
Blogger Beatriz said...

ciaSó hoje passei de novo por aqui. E, coincidência!! Recém li que os mais de 50 anos tem várias áreas cerebrais ativadas ao mesmo tempo quando estão em trabalho mental. Isso supõe que tenham uma possibilidade de visualizar de forma mais ampla o que está em discussão. Será que é por isso que os velhos são considerados mais sábios?
Claro que ressalvam que isso só acontece se houve abastecimento do cérebro com conhecimento construído pelo sujeito ao longo da vida!!
Um beijão
Bea

9 de maio de 2006 às 12:46  

Postar um comentário

<< Home