segunda-feira, abril 11, 2005

Adolescência: qual a dificuldade de entendê-los?


Como pode tantas pessoas reclamarem dos adolescentes?

Professores que se escabelam em salas de aulas porque as "pestes não param quietas" e "não deixam eles dar a aula". Pais que julgam os filhos um porre ... onde estamos?

Sim, esta é uma situação de "pare o mundo que eu quero descer"!

Por quê? Vamos aos fatos:

1) Se o seu filho ou aluno é um porre, pode ter certeza que 99% da culpa é dos pais, da família, da falta de exemplos, dos professores frouxos e permissivos, e de instituições sem regras adequadas (nem muito rígidas, nem muito liberais). Talvez 1% seja por uma causa genética intratável;

2) Se o adolecente é inquieto, esperto, malandro e esta o tempo inteiro testando as pessoas (inclusive os mais velhos), é porque ele recém esta descobrindo isto ... e ainda não teve tempo de esquecer isto (tal como as pessoas que reclamam);

3) Se o adolecente não tem respeito, caçoa da sua raiva ... pode ter certeza que muito provavelmente a culpa é sua, e não dele;

4) Se você tem atrito com seu filho ou aluno a maior parte do tempo, busque olhar para o lado e descobrir se é assim com todo mundo. Boa parte das vezes, seus colegas ou pais (avôs no caso) não enfrentam o mesmo problema.

Aos pais de plantão, cuidem para deixar seu filho passar trabalho e viver eles mesmo as dificuldades. Caso contrário, estarão criando um monstrinho para si e para os outros. Tudo isto para um futuro mais próximo que imaginam, além do pepino que estarão plantando para o longo prazo, quando vocês forem os avós ...

Como os que me conhecem, sabem, talvez eu não tenha o conhecimento de causa necessário para contar histórias e histórias de sucesso com adolescentes. O que sei é que nunca tive problema, sempre os incentivei e sempre tive retribuida minha atenção dispensada.

Meus grandes amigos vem de minha adolecencia (recente, é verdade), mas isto indica que algo de muito importante acontece nesta época. Quem quer ficar de fora de uma lembrança dessas não?

Então gente ... vamos valorizar e levar numa boa a gurizada, admirar a vitalidade, amizade e esperteza desta fase e praticar o comando. É raro um adolescente que desrespeite a todos professores, pais, instituições, tios, etc. Alguém ele escuta e respeita: o que tem esta pessoa de tão especial? (Talvez ter atitudes condizentes com o que fala?)

Querem saber? Julgo pouco provável que um dia eu venha a ter problemas com as novas gerações ... E vocês?



2 Comments:

Blogger Beatriz said...

Oi Messinha, tua clareza sempre me espanta e me encanta!! Desde adolescente ( isso mesmo começamos nossa amizade nela e será que é por isso que dura e aumenta tanto?)percebi que tua cabeça tinha muito mais que cabelo e idéias próprias da idade. Lembra que te perguntaram em que doutorado estavas e tu estavas ainda na graduação???
Na lista do Proinfo,com mais de 750 professores, estamos, justamente, discutindo avaliação. Maravilha esse texto para eles!! Vai dar o que falar e brigar!!
Um beijão
Bea

12 de abril de 2005 às 16:09  
Anonymous Anônimo said...

Incrível descobrir o teu blog algumas horas antes de ir (obrigada) assistir uma palestra sobre o ECA (estat. da criança e do adolescente). A palestra será proferida por um militar (brigada) e eu, preconceituosamente, já estou antevendo a lógica do conteúdo. Pode ser que eu me engane, mas foi bom ler este teu texto antes :)
abraço,
Suzana

12 de abril de 2005 às 16:54  

Postar um comentário

<< Home