sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Oportunidades ... quem define?

Um amigo me passou um copy & paste de uma conversa que ele teve no MSN com um amigo dele... Achei muito bacana e resolvi colocar aqui:

P:
eu sei que eu nao tenho o 'perfil' mas ém importantissimo pra minha carreia saber qual é meu defeito, pra eu assimilar e corrigir. Alguem tem que me dizer isso. Eu posso imaginar o que seja, mas tenho que ter um indicativo do que é. se puder me dar um feedback te agradeco muito!

R:
A vontade e motivação de queremos fazer as coisas, de realizarmos feitos, crescermos e ganharmos atenção, infelizmente, é uma via de mão dupla. Isto é, quando damos, as vezes recebemos. Mas quando não damos, quase sempre não recebemos. Isto é, quando as pessoas que deveriam apostar na gente não apostam, e essa relação sempre oprime a quem está embaixo tentando pegar um ar.

A melhor forma de conseguir as coisas é algo transcendental. Uma questão de desapego. Tu tem que começar a fazer as coisas para os outros, pensando nos outros e na empresa, sem esperar o resultado, mas inconsciente sabendo que a chance do resultado vir é maior assim. As vezes cansamos pq o inconsciente não é tão inconsciente assim (o Dalai llama sim tem isto no inconsciente :-) .

Enfim, sob um certo ponto de vista o cara tem que viver e trabalhar para os outros para conseguir as coisas para si (existem muitas nuâncias neste ponto, pq sem pensar em ti, tu também não chegará a lugar nenhum...)

Este é um ponto.

Outro ponto é que nessa situação que tu perguntou em específico, eu julgo que é um problema que vem de longe, e não é tu em específico. Os melhores exemplos que existem na equipe foram de pessoas que entraram e aprenderam dentro da equipe. Temos contra-exemplos obviamente. Existem pessoas contratadas altamente qualificadas que se integraram a equipe facilmente e produziram rapidamente, e tivemos casos de pessoas contratadas que por mais que se tentassemos desenvolve-las, o horizonte delas já estava determinado.

Com esses contra-exemplos ... julgo que quem seleciona se passou na jogada. Perdeu o foco e não sabe mais como resolver uma situação de contratação para a equipe. Esta buscando alguém que não existe, e por isto esta 5 meses com a vaga aberta, por exemplo.

Quando fiz a anos atrás uma proposta de organizar a equipe para sermos capazes de absorver rápidamente (sem ser necessário perder 6 meses ou mais caso ela fosse despreparada), porque assim poderíamos contratar pessoas pelas suas habilidades e capacidades, desenvolvendo com um plano organizado o potencial dela dentro da equipe, não fui ouvido ... foi "arquivado" porque isto baseava-se em mudança organizacional da equipe ... e faltou visão e horizontes ... só que para o farol ...

Agora estamos aqui tentando quebrar o ciclo da desmotivação
retroalimentada, para ver se conseguimos ir adiante, independete da motivação alheia. "


2 Comments:

Blogger Gustavo said...

Cara, post muito bom. Achei joia a posicao do cara (que parece chefe dele). Nao falou do problema do amigo mas deu uma desabafada legal. Coitado do cara (o segundo), parece que ele entrou cheio da esperaca de fazer algo bom e foi "castrado".

25 de fevereiro de 2005 às 17:32  
Blogger Gustavo said...

Sacanagem, o cara se empolga lendo uns textos balas e agora nada mais. Nao deixa esse blog morrer!!!

2 de março de 2005 às 17:55  

Postar um comentário

<< Home